The Dorian Effect analisa o Belo contemporâneo numa versão personificada e é o projecto final de Roberto Benevides Martins para o Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. O autor apresenta-nos a medicina estética como uma das pedras basilares do conceito deste trabalho, já que busca a perfeição através da reconstrução do corpo e do rosto, redefinindo o nosso entendimento e a nossa percepção de Beleza.
Este trabalho será apresentado em Setembro de 2011 e terá a duração de um mês.
A promoção, com cartazes, sítio internet e spot publicitário, ocorrerá de 1 a 19 de Setembro; a exposição de dez pinturas a óleo s/ tela (114x173cm) em MUPIS espalhados no centro de Lisboa será entre os dias 20 e 27, e o after-expo terá lugar a dia 28 no Clube Ferroviário, onde o público terá acesso à série completa de telas
É este conjunto de promoção, comunicação e apresentação que dá origem à obra no seu todo.
É este conjunto de promoção, comunicação e apresentação que dá origem à obra no seu todo.
A ideia para este trabalho surgiu com a preocupação de perceber o que é a Beleza na contemporaneidade: não estamos, ainda, completamente esclarecidos perante a dimensão que o conceito alcançou, principalmente quando nos deparamos com o universo da medicina estética.
Seguiu-se um objectivo específico: o de tratar de resolver (numa hipótese) a questão da beleza conseguida através da medicina estética. Justificar a sua posição perante o conceito até então adquirido, um conceito que se delineia na subjectividade do Belo em si, ou pela objectividade que se manifesta nas categorias de Beleza (proporção, simetria, harmonia, graça, grotesco, pitoresco, sublime, entre muitas outras).
O projecto participa o dilema que a palavra estética e a sua diversidade de sentido levantaram, com a existência da estética medicinal: expõe uma outra interpretação de Beleza, que se destaca das da História da Estética.
O percurso da campanha de comunicação do TDE, em jeito de comercialização-e-venda-do-produto-beleza-nas-sociedades-actuais, parte da ideia de seguir os mesmos meios e estratégias que existem entre produto e consumo, dando a oportunidade ao espectador de assistir à obra na posição de consumidor, para melhor compreensão da ideia exposta e do seu papel enquanto individuo
Sem comentários:
Enviar um comentário